top of page
  • Grigio Comunicação

Atualização de 2023: as tendências de autoatendimento para vending e micromercados

Novas tecnologias estão disponíveis para que os operadores de micromercado e vending atendam às demandas dos clientes por uma experiência de compra rápida, fácil e conveniente, adequando-se às tendências.

Mulher seleciona produto em um micro mercado
Tendências de micro mercado e vending revelam que consumidores buscam maior rapidez e conveniência.

- Tradução por Micro Market Brasil.


As tendências de autoatendimento para vending e micromarket estão oferecendo muitas oportunidades de tecnologia avançada, para que operadores ofertem aos seus clientes, desde novas opções de pagamento às máquinas com recursos que tornem o processo de compra mais conveniente e fácil. Algumas delas já estão em vias de serem implementadas agora, mas espera-se que outras tenham um futuro brilhante no setor de serviços de conveniência.


Opções de pagamento


A tecnologia está tornando mais fácil para as operadoras atenderem à crescente preferência dos consumidores em fazer pagamentos por toque. O Relatório de Tendências de Micropagamento de 2023 da Cantaloupe, lançado recentemente, mostrou um aumento significativo na quantidade de transações EMV ( - transações Europay, Mastercard e Visa - nota de tradução) em máquinas de venda automática de alimentos e bebidas em 2022. Os cartões de crédito habilitados para EMV permitem a chamada experiência de toque mais rápida e fácil para pagamentos.


Vimos um grande crescimento nos pagamentos sem contato em máquinas de venda automática em 2022, especialmente quando as operadoras atualizaram para leitores de cartão habilitados para EMV ao longo do ano”, disse Elyssa Steiner, CMO da Cantaloupe, no comunicado do relatório. “A transição para leitores de cartão sem contato habilitados para EMV representa um enorme benefício para a operadora, o consumidor e para nós como processador de pagamentos.” O uso de cartões com chip EMV teve um aumento constante em aplicativos de varejo de autoatendimento, incluindo máquinas de venda automática, quiosques de autoatendimento e micromercados.


O Relatório de Tendências em Micropagamentos de 2023 da Cantaloupe incluiu a análise de um conjunto de amostras de cerca de 675.000 leitores de cartão ativos em máquinas de venda automática de alimentos e bebidas nos EUA e no Canadá, de janeiro a dezembro de 2022. Os resultados mostraram que os pagamentos EMV foram os principais impulsionadores das vendas sem contato em alimentos e bebidas para essas máquinas, representando mais de 52% das transações sem contato, até o final daquele ano. O relatório indicou que esse crescimento sugere que muitos operadores de vending machine já estejam atualizando seus equipamentos, para fornecer uma maneira mais segura e rápida em aceitar os pagamentos com cartão de crédito.


Nossos dados de vendas de 2022 reforçam que os consumidores gastam mais quando ficam sem dinheiro, em um grau impressionante, disse Ravi Venkatesan, CEO da Cantaloupe, no comunicado da empresa, acompanhado do relatório. “Para os operadores de varejo de autoatendimento, isso mostra os aumentos significativos de receita que eles podem obter com leitores de cartões sem dinheiro em suas máquinas. Especialmente porque, apenas para as vending machines de alimentos e bebidas em 2023, esperamos que as transações de pagamento sem dinheiro cresçam de 6 a 8%, e os pagamentos sem contato cresçam de 6 a 7%.


Venkatesan continuou: “Nossas descobertas reforçam o consenso de que os consumidores estão mudando para opções de pagamento sem dinheiro e sem contato, mesmo para compras menores e em trânsito. Sentimos que as tendências reveladas no relatório são relevantes para o varejo de autoatendimento como um todo e esperamos observar como elas evoluem em 2023.


Na sessão de educação no NAMA Show 2023, sob o tema “Como os operadores estão sobrevivendo e prosperando com os novos desafios econômicos e ambientais”, todos os palestrantes concordaram que a tecnologia e as opções de pagamento são uma prioridade para os clientes. Kyle Murphy, diretor de desenvolvimento de negócios da Buffalo Rock, disse que os operadores se beneficiam da capacidade da tecnologia dos micromercados em se adaptar aos hábitos de compra do cliente. E acrescentou que ficou surpreso ao ouvir, em uma recente reunião de vendas, que a primeira coisa que o cliente em potencial perguntou, não foi sobre a comida, os produtos ou o preço - mas em vez disso, foi: "Vocês aceitam Apple Pay?"


Pagamento Palm e Verificação de Idade


A Amazon continua a anunciar novos locais e parcerias com varejistas que oferecem o serviço de reconhecimento de palma Amazon One – um serviço gratuito e sem contato, que permite aos clientes usar a palma da mão para pagar, entrar ou se identificar. No início deste ano, a Aramark Sports + Entertainment anunciou que o novo recurso de verificação de idade do Amazon One estará disponível no Coors Field, no Colorado, para que os clientes possam provar sua elegibilidade para comprar álcool, em apenas alguns segundos. A tecnologia não apenas oferece métodos de pagamento mais convenientes, mas também oportunidades para vender estes produtos com restrição de idade.


Mercados inteligentes estão ficando mais inteligentes

entrada e saída


Várias soluções de varejo autônomo foram exibidas no recente NAMA Show, incluindo o Cantaloupe's Smart Market, um micromercado completamente bloqueado que permite aos consumidores fazer login em uma conta de usuário ou desbloquear o mercado com um cartão de crédito/débito. Depois que o consumidor faz suas escolhas, ele finaliza a compra no quiosque.


A Aramark também lançou sua loja com inteligência artificial (IA) na Escócia. A loja totalmente autônoma oferece aos clientes uma conveniência de varejo, e sem caixa, com fácil acesso a alimentos, bebidas e itens essenciais. A loja possui câmeras suspensas e sensores de prateleira inteligentes, que combinam detecção, cognição visual e integração segura de pagamento.


A Instant Retail Systems também apresentou sua loja de autoatendimento no NAMA's Imagination Way. Os clientes são rastreados por câmeras enquanto fazem compras, enquanto os sensores de prateleira monitoram o estoque. Os artigos retirados das prateleiras são adicionados ao carrinho de compras virtual do cliente, onde este pode modificar e confirmar os seus produtos, antes do pagamento e a saída.


Máquinas Inteligentes


Novas máquinas inteligentes que usam a tecnologia de reconhecimento de produtos via IA têm o potencial de substituir as máquinas de venda automática em alguns locais. Por exemplo, o Stockwell 2.0 da 365 Retail Markets abriga produtos refrigerados e em temperatura ambiente, oferecendo aos consumidores uma experiência de micromercado sem atrito, e a tecnologia de ambiente duplo permite que os operadores maximizem o espaço com uma máquina. O reconhecimento de produto através de IA elimina a digitalização do produto, e a compatibilidade permite opções de pagamento versáteis, incluindo o toque para pagar, aplicativo 365Pay e pagamentos com cartão de crédito tradicional.


Na sessão educacional da NAMA, sob o tema “Avançando a jornada do consumidor no varejo autônomo de serviços de alimentação”, Ryan McWhirter, vice-presidente de gerenciamento de produtos da 365 Retail Markets, disse que o princípio central de sua empresa é tornar o uso de seus equipamentos rápido, fácil e intuitivo para os usuários finais. Ele acrescentou que um telefone e um quiosque costumam ser vistos como competitivos, mas a 365 Retail Markets acha que eles podem ser compatíveis para fazer check-out em um micromercado, e uma variedade de soluções em salas de descanso podem ser usadas para atender às necessidades dos clientes.


Bill Moxey, diretor de estratégia e planejamento da PepsiCo, também palestrante da sessão, acrescentou que 70% dos consumidores desejam ter uma experiência mais integrada, instantânea e conveniente ao fazer compras no espaço de alimentos e bebidas.


Novas oportunidades de localização


De acordo com dados do recente relatório sobre o estado da indústria de comerciantes automáticos para vending machine e micro market, as operadoras compartilharam que cada vez mais locais de venda automática estão sendo convertidos em micromercados, devido às graduais reaberturas de escritórios. Em 2022, os locais de produção aumentaram 7,5% em relação ao ano anterior e os locais de escritórios aumentaram 4,5%. As operadoras também compartilharam que estão encontrando mais oportunidades para localizações de micromercados em hotéis e motéis, que também aumentaram em 2022 – bem como uma tendência para localizações em aeroportos, que deve crescer em 2023 e além.


Conclusão


Seja atualizando as máquinas de venda automática para sem dinheiro ou implementando um micromercado totalmente bloqueado, utilizando-se de inteligência artificial e visão computacional, essas novas tecnologias estão disponíveis para que os operadores atendam às demandas dos clientes, através de uma experiência de compra cada vez mais rápida, fácil e conveniente.



bottom of page