top of page
  • Grigio Comunicação

Os micro markets fazem jus ao hype?

Um veterano operador de serviços de conveniência aborda alguns equívocos sobre micromercados e explica a popularidade contínua da tecnologia

- Tradução por: Micro Market Brasil


Os micromercados estão recebendo muito crédito no setor de serviços de conveniência nos últimos anos. Mas será que o hype (Hype: moda, promoção extrema e passageira de uma pessoa ou produto - nota de tradução) é realmente justificado? Resistirão ao teste do tempo?


Os micromercados vêm se expandindo em todo o mundo, desde que se tornaram um fator decisivo de conveniências nos Estados Unidos, em meados dos anos 2000. O conceito continua a crescer quase exponencialmente no país, com acesso sem barreiras a alimentos e bebidas de qualidade, e com o modelo de autoatendimento se mostrando atraente para os consumidores.


Os fabricantes de equipamentos fizeram enormes avanços tecnológicos para desenvolver cada vez mais os micromarkets, e vêm refinando seu hardware e software há décadas.


O conceito de micromercado tem sido particularmente bem-sucedido, pois oferece uma experiência de consumo perfeita desde o ponto de escolha de itens até a digitalização e check-out, algo que os consumidores estão muito familiarizados, já tendo usado máquinas de autoatendimento por muitos anos em supermercados (conceito relativamente novo quando se trata de Brasil, onde grandes redes de supermercados passaram a adotar caixas de autoatendimento apenas ao final dos anos 2010 - nota de tradução).


Um benefício no local de trabalho


No Reino Unido, os micromercados são especialmente populares nos locais de trabalho, onde testemunharam uma rápida aceitação por parte das empresas, livrando-se de instalações de restaurantes caras e inflexíveis, e implementando micromercados em seu lugar. Isso não quer dizer que não existam micromercados em espaços públicos no Reino Unido, mas a adesão em ambientes privados tem sido mais rápida.


Empresas e organizações com 150 ou mais funcionários, e que têm grandes refeitórios tradicionais, estão cada vez mais achando estes tipos de espaço enquanto caros e subutilizados para o devido funcionamento. Isso é verdadeiro em locais onde o trabalho por turnos é a norma, já que o serviço de bufê raramente está disponível fora do horário de trabalho padrão - almoços, por exemplo.


Vimos isso em empresas com as quais trabalhamos para transformar a configuração de catering (serviços de refeição coletiva, bufê, normalmente fornecido em empresas - nota de tradução) em um micromercado completo, onde a configuração de catering não permitia acesso ao pessoal de contra turno, e os custos operacionais aumentavam a ponto de serem insustentáveis.


Com um micro market, as empresas são capazes de fornecer acesso ininterrupto a alimentos e bebidas de ótima qualidade, bem como uma gama de produtos amplamente expandida, para incluir as principais marcas de lanches e confecções do mundo.


Não só isso, não há mais a necessidade de pedir, esperar e fazer fila para pagar, pois tudo em um micro mercado se refere a autoatendimento.


E a qualidade dos alimentos?


Um dos maiores comentários que presenciamos no mercado é em torno da qualidade dos alimentos e bebidas que estão disponíveis. Há uma crença equivocada de que as opções de alimentos frescos, como sanduíches, pães e refeições prontas para comer, serão de baixíssima qualidade, pois não foram preparadas na cozinha por uma equipe de catering. Isto é, não seriam frescos.


Isso não poderia estar mais longe da verdade. Os alimentos que estão disponíveis nos micromercados são de ótima qualidade, desde os ingredientes que vão para os alimentos frescos, até os grãos de café e leite que vão para as máquinas de café.


Sim, você ainda pode obter seus hambúrgueres favoritos de micro-ondas e seus doces, mas você também tem acesso a sopas, saladas frescas e muito mais.


Há também um equívoco comum de que os alimentos frescos do micromercado serão embalados cheios de conservantes e deixados por duas semanas em uma geladeira, tornando-os menos desejáveis de se comprar e comer.


As vendas em micromarkets podem ser extremamente rápidas, vendendo centenas de produtos por dia, e os alimentos frescos estocados em geladeiras, são tão frescos quanto qualquer coisa que você pegaria em um supermercado ou obteria em uma cafeteria - que utilizam dos mesmos recursos.


A maioria dos produtos precisa ser transformada em até três dias para manter seu frescor, ou eles serão removidos da venda. A qualidade é tão importante em um micro mercado quanto em qualquer outro espaço de varejo de alimentos.


E o café?


Quando se trata de café, os micromercados têm algumas das melhores máquinas de café comerciais que você provavelmente encontrará em sua vida profissional.


Os micromercados são uma oferta premium, normalmente em locais de trabalho com ampla densidade de colaboradores, e portanto, consumidores; e é justamente por isso que disponibilizar uma solução de café flexível e de alta qualidade é extremamente importante.


Sempre haverá ocasiões em que a equipe quer sair do local para comprar algo específico, seja comida e bebida, ou mesmo conveniências de última hora como cartões de aniversário. Mas a maioria dos funcionários, na maioria das vezes, prefere ser capaz de pegar algo agradável para comer e beber, e relaxar em uma área de descanso confortável, para recarregar suas baterias.


Os espaços de trabalho são ótimos para impulsionar a colaboração e aumentar a produtividade, tendo áreas para a equipe sentar e executar reuniões e sessões informais. Isso tem um duplo benefício para os intervalos, com a equipe sendo capaz de relaxar com seus colegas e socializar em um contexto não de trabalho, mas de recreação. Atrair as pessoas para esse espaço no almoço, com ótimas promoções de comida, como ofertas de refeições e um café delicioso, torna tudo ainda mais atraente.


As organizações se beneficiam não apenas de seus funcionários estarem descansados e recarregados em um ambiente descontraído, durante seus intervalos, como também se beneficiam com seus retornos enérgicos ao trabalho. Mesmo que isso signifique que os funcionários estejam realizando o seu melhor, 10 minutos mais cedo depois de retornarem do almoço; em uma amostra de 100 funcionários, isso é uma quantidade séria de tempo produtivo recuperado.


Sem dúvida, os micromercados valem o hype. Eles oferecem benefícios em tantas frentes, que é fácil ver por que as empresas estão se voltando para eles, antes de mais máquinas de venda automática (vending machines) ou continuando com os serviços de restaurante e bufê.


Os funcionários adoram a flexibilidade e a natureza sem barreiras dos alimentos e bebidas do micromercado, e as empresas adoram tanto a economia de custos, quanto a melhor atmosfera dos funcionários que comem no local.






Comments


bottom of page