top of page
  • Grigio Comunicação

O crescimento dos terminais self-checkout

Dados de pesquisa realizada nos EUA em 2021 mostram o crescimento e preferência dos americanos para os terminais de autoatendimento.


Mas afinal, o que é self-checkout?


Self-checkout é sistema de autoatendimento, que funciona como caixa, operador de vendas ou ponto de vendas, e que reúne um conjunto de características, que variam desde leitores de códigos de barras à opções diversas de pagamento. Esta modalidade tecnológica não é apenas o diferencial de operações de micro market, como tem sido o diferencial para inúmeras formas de comércio, incluindo as grandes redes de supermercado, que passaram a utilizá-la como opção sólida, especialmente para momentos de muitas filas e poucos caixas disponíveis. Os terminais de autoatendimento também permitem que os clientes de um determinado estabelecimento, concluam suas visitas sem ter qualquer tipo de contato humano - e por isso tiveram um crescimento expressivo durante 2020, por causa do C-19.


Um estudo da Raydiant chamado "O estado dos checkouts de autoatendimento", realizado em fevereiro de 2021 nos EUA, sobre uma amostra de 1.000 consumidores, coletou dados muito interessantes sobre o uso e aceitação destes tipos de terminais. A Raydiant elenca como principais conclusões:


O uso de check-out por autoatendimento aumentou drasticamente. 36% viram um grande aumento no uso, enquanto 23% tiveram um pequeno aumento.


34% esperam um grande aumento para 2021, enquanto 18% esperavam um pequeno aumento


Os checkouts de autoatendimento falharam para muitos consumidores. 67% tiveram alguma falha ao usá-lo.


As más experiências são o motivo pelo qual os consumidores optam por não usar checkouts de autoatendimento. 25% disseram que optariam por não fazê-lo porque tiveram experiências ruins, enquanto 21% disseram que, no passado, eram mais lentos.


A maioria acredita que os checkouts de autoatendimento são mais rápidos do que esperar na fila. 85% acreditam fortemente que são tipicamente mais rápidos.


Os consumidores preferem usar o smartphone para fazer o check-out e pagar. 65% concordam totalmente que o uso do checkout aumentaria, se a opção de smartphone estivesse disponível.


Os consumidores se preocupam com a limpeza das opções de autoatendimento. 65% concordam totalmente com essa preocupação.


Os consumidores preferem autoatendimento em vez de funcionários na loja, se tiverem uma opção. 60% dos consumidores preferem.




bottom of page