- Grigio Comunicação
Como operadores de micro mercado sobrevivem e prosperam com novos desafios econômicos e sustentáveis
O NAMA Show 2023 explorou como algumas operadoras de micro mercado e vending estão adotando uma estratégia proativa e encontrando maneiras de prosperar com a tecnologia como força motriz para superar os desafios.
Tradução para o português de Micro Market Brasil.
Com muitos problemas enfrentados por operadores de micro mercado e vending machines, desde problemas na cadeia de suprimentos até escassez de mão de obra, aumentos intermináveis de preços e possível recessão, um grupo de especialistas do setor explorou como alguns operadores estão adotando uma estratégia proativa e encontrando maneiras de prosperar, utilizando a tecnologia como força motriz para superar os desafios. Os membros do painel incluíram: Jeff Dumbrell, diretor de receita, a Cantaloupe, famosa operadora de micro markets; Justin Packrone, diretor de operações da James Vending; Kyle Murphy, diretor de desenvolvimento de negócios da Buffalo Rock; e Tim McAra, vice-presidente sênior do Refreshment Services Group, Continental Services.
O valor da mudança de preço remota
Tim McAra, da Continental, apontou a capacidade de alterar remotamente os preços nas máquinas de venda automática (vending machine) como um grande ponto positivo, permitindo que sua empresa aumentasse os preços rapidamente e sem muito alarde local. Todos concordaram que os aumentos de preços estão acontecendo com tanta frequência no nível local, que a mudança remota de preço é bastante útil.
A importância dos dados
Kyle Murphy, da Buffalo Rock, e Justine Packrone, da James Vending, concordaram que a disponibilidade de dados os ajudou na análise de localização, permitindo-lhes simplificar serviços, rotas e eliminar locais não lucrativos.
Com os desafios de pessoal, a tecnologia ajuda
Embora todos os membros do painel tenham concordado que a escassez de pessoal tem sido um problema constante, a tecnologia ajudou cortando as chamadas de serviço e tornando as rotas mais eficientes. A contratação de pessoal exigiu a realocação de funcionários existentes para atender às necessidades e a contratação de novos funcionários de fora do setor.
A tecnologia do micro mercado é fundamental
Murphy disse que as operadoras se beneficiaram muito com a capacidade da tecnologia do micro mercado, de se adaptar aos hábitos de compra do cliente.
Resultados instantâneos da tecnologia de venda automática
“Leitoras de cartão, telemetria, motoristas tirando fotos da máquina no local – estamos vendo resultados instantâneos”, observou Murphy. “Vending machines cheias, sem colunas vazias, é o que você quer ver e se o motorista sair do local dessa forma, sinto que conseguimos alguma coisa”, acrescentou.
Dispositivos sem dinheiro – a escolha óbvia ululante
“Dispositivos sem dinheiro em uma máquina de venda automática são óbvios”, disse McAra. Após uma aquisição, sua empresa teve um aumento de 22% a 30% nas vendas com a instalação de leitores de cartão de crédito. “Não podíamos acreditar que poderíamos ver esse tipo de aumento nas vendas. É um investimento, mas cara, vale a pena.”
Facilitar o pagamento
“Os clientes querem pagar como querem pagar”, disse McAra. “Facilite o máximo possível. Agora estamos 70% sem dinheiro e cerca de 58% sem contato (touchless).” Murphy acrescentou que, em uma recente reunião de vendas, ficou surpreso ao ver que a primeira coisa que o cliente em potencial perguntou não foi a comida, os produtos ou os preços. Em vez disso, foi: “Você aceita Apple Pay?” Todos os palestrantes concordaram que a tecnologia e as opções de pagamento são uma prioridade para os clientes.
Torne o micro mercado atraente
“Apresente novas linhas de produtos em seus micro markets, adicione itens essenciais e mantenha os produtos empolgantes. Você não pode simplesmente transformar um banco de vending machines em um micro mercado e trazer de volta os mesmos produtos”, disse Justin Packrone, diretor de operações da James Vending. “Você tem que torná-lo atraente.”
O que significa valor
“É importante criarmos valor para nossos hóspedes”, explicou McAra. “Valor não é ser barato, é oferecer algo excelente para nossos hóspedes. Isso vem com um investimento e isso vem com o preço que o produto garante pelo serviço. Precisamos defender isso e nos orgulhar. Em vez de reduzir, vamos oferecer serviços e ofertas realmente bons que atendam nossos hóspedes onde eles estão e ofereçam a eles o que eles querem, quando eles querem.”
A tecnologia só vai melhorar
Jeff Dumbrell, diretor de receita da Cantaloupe, liderou a discussão e deixou claro ao longo da apresentação que, apesar de todos os desafios enfrentados pelas operadoras, o futuro é brilhante, porque a tecnologia em nosso setor só melhorará.
留言