Como aumentar o ROI de seu micro market
- por Micro Market Brasil.
Planejamentos, investimentos, análises e melhorias... O aumento do ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) para qualquer empresa normalmente engloba uma ou todas estas etapas. Entretanto, nem sempre haverá garantia de que a elaboração de um bom planejamento, ou o aumento no investimento sobre sua empresa, necessariamente aumentarão o retorno sobre o investimento. Porém, quando se trata de uma operação de micro market, existem alguns caminhos que podem ser percorridos para que se obtenha um ROI tangível, sem longas demandas ou dores de cabeça.
Apresentação dos produtos - são famosos os estudos de ponto de venda, em supermercados e varejistas de produtos, acerca da disposição dos mesmos, de acordo com a altura ou a proximidade do caixa, variando de acordo com as características dos produtos, onde a exibição e o ponto de venda acabam se tornando os "vendedores". É o caso dos snacks próximos aos caixas operacionais, ou os detergentes separados impecavelmente de acordo com suas cores, criando boa composição visual. Destes ensinamentos sobre o ponto de venda em mercados, há muitos insights que podem ser trazidos para o mundo dos micro markets, dentre os quais, a apresentação dos produtos.
É comum presenciar operações de micro mercado que disponibilizam seus produtos em cestos, em detrimento de prateleiras. Ao primeiro momento, a escolha por cestos pode ser boa por economia de custos de investimento, mas e se a composição dos produtos em cestos afetar negativamente sua operação ao longo prazo? A exposição dos produtos em prateleiras é sempre a saída ideal, para uma melhor composição visual e segmentação dos produtos, de acordo com suas características. Adiante, as prateleiras permitem que você crie uma identidade visual para seu micro market, podendo escolher as cores e a matéria prima (mdf, metal, aço, etc) para composição do cenário. O uso de divisórias e empurradores (quando você pega o produto da frente, e os de trás imediatamente se deslocam para a frente) também podem ajudar a sua operação. Segundo Troy Geis, da Fixturelite, “Estudos de varejo mostram que produtos bem apresentados e bem organizados resultarão em aumento de vendas – é simples assim”.
Não se esqueça: vender produtos em operação de mini mercado exige o encantamento dos olhos. A composição de um ambiente contendo snacks, doces, salgados, frutas, bebidas e refrescos em vending machines, com impecabilidade de exposição, limpeza, objetividade visual, em um ambiente aconchegante e intuitivo para o seu cliente, farão com que seu micro market obtenha desempenhos ainda melhores nas vendas; pois você estará incrementando não apenas o ponto de venda, mas também a experiência de compra e usabilidade do cliente.
Iluminação adequada - para uma boa composição visual e exposição dos produtos, é preciso identificar se a iluminação de sua operação de micro market está direcionada à iluminar a presença dos clientes, ou se está direcionada à iluminar os produtos. "Mas por que isso?", você pode estar se perguntando. Isto se deve ao fato de que operações de micro market habitualmente situam-se dentro de condomínios, empresas, e com expansão para arenas esportivas, atraindo o autosserviço como usabilidade e experiência do próprio cliente. Neste sentido, por estarem em locais indoor, tais operações podem carecer de iluminação adequada. Troy Geis afirma: "o que sua iluminação está fazendo por você? Se a iluminação em um micromercado não está atraindo especificamente os olhos do cliente para o produto, se está fazendo algo diferente disso, você está desperdiçando eletricidade"
Atraia a atenção ao seu produto, através da iluminação, de modo a torná-lo ainda mais atraente. Você poderá utilizar a da criatividade e criar cenários e composições de cores - como algumas marcas conhecidas de cerveja fazem em super mercados, expondo-as nas cores de suas latas por exemplo.
Qualidade versus baixo custo - para você atrair os clientes à sua operação de micro market é necessário pensar na oferta de qualidade em detrimento de uma operação de baixo custo, centrada no preço. A oferta de qualidade andará lado a lado com o formato de hiper-conveniência proposto pelo seu micro mercado, o que significa que a criação de um ambiente mais íntimo, personalizado, orientado à autonomia do seu cliente e com opção de boas marcas de produtos é o essencial para se iniciar um micro market de sucesso.
Basta observarmos as conveniências habituais em postos de gasolina: aqueles que possuem ambientes clean, extensa variedade de produtos e marcas que vão desde snacks e bebidas até a brinquedos e carregadores de celular; bem como ofertam a possibilidade de refeições no local, têm aumento de vendas em detrimento daqueles postos de gasolina com pouquíssimas opções de conveniência, e portanto, mais dependentes da mera venda de combustíveis. O micro market é a operação de conveniência trazida mais perto da vida de seu cliente: na empresa (se seu trabalho é híbrido ou in loco), em casa ou no lazer. Portanto, em cada uma destas circunstâncias, seu cliente dará preferência à qualidade, e não essencialmente ao baixo custo.
Personalização - o micro market é um local ideal para atrair pessoas. Dependendo do ambiente, a criação de espaços para consumo no próprio local pode servir para se aumentar o ROI de seu mini mercado, mediante a reunião de amigos em um condomínio, colegas em um escritório ou mesmo familiares entrando no condomínio e retornando de algum passeio. Você pode dispensar os entregadores de aplicativos e centrar esforços na oferta personalizada de uma experiência única, atraindo o cliente para o seu micro market, e dando-lhe um espaço que seja confortável e acolhedor, mediante a qualidade dos produtos e da própria disposição e discrição do local.
.
Comentários