Três Fatores a Considerar ao Comprar Produtos para Vending
Neste post, vou compartilhar alguns dos fatores que recomendamos usar para a seleção de produtos.
Desenvolvemos menus mensais para nossas vending machines de lanches. Começamos a cada mês com um "dia de reunião de corretor". Nessas reuniões, os corretores nos apresentariam novos produtos, discutiam descontos, compartilharam promoções e recapitulam como estamos fazendo em suas linhas de produtos. Para nós, a parte mais importante foi a avaliação de novos produtos para determinar o que iríamos considerar para o próximo mês.
Muitas vezes, seríamos informados sobre o quão bem um novo produto pode estar fazendo nos distribuidores e, enquanto prestávamos atenção nisso, não basearíamos nossas decisões nesse fato sozinhos. Algumas pessoas podem assumir o desempenho na distribuição como um indicador de quão bem um novo produto está vendendo, mas o movimento através da distribuição é simplesmente um indicador de quão bem um novo produto está sendo estocado, não vendido.
Não há ciência para escolher novos produtos. Na verdade, no momento em que qualquer novo produto entra no mercado, já passou por extensivos processos de desenvolvimento e revisão pelos fabricantes, e ainda, apenas uma parte dos novos produtos têm um bom desempenho no mercado. Portanto, devemos ser criteriosos em nossa seleção. Poderia haver centenas de fatores a considerar, mas nós nos concentramos em três fatores-chave em nossa decisão.
O primeiro e sem dúvida a mais importante, é a embalagem e a marca. Os consumidores de vending machines estão tomando sua decisão de compra com base no aspecto do produto através do vidro. Eles não têm a oportunidade de tocar, provar ou amostra de qualquer forma. Eles só vêem a frente do pacote.
Tirei uma foto de cada novo produto e incorporei as fotos nas minhas anotações para que eu pudesse revisar mais tarde e compartilhar com minha equipe. Em embalagens e branding, nós olhamos para as cores do pacote, atratividade, tamanho, presença e até mesmo o texto que estava no pacote tudo em relação aos outros produtos na mesma categoria.
O segundo fator que consideramos foi mix de produtos. Este não é um fator específico para esse produto, mas como esse produto se encaixa em nosso menu em relação aos outros produtos. Por exemplo, se já temos um pacote popular de amendoim, não vamos aceitar outro pacote de amendoim. Na verdade, a barra fica muito alta para produtos similares. Teria que haver uma razão convincente para mudar.
Também observava que itens são complementares. Às vezes, ter produtos complementares pode melhorar as vendas globais. Não é realmente sobre otimizar as vendas de cada espiral, mas sim otimizar a venda da máquina. Isso significa que podemos pegar itens que podem adicionar vendas incrementais, especialmente se as vendas do item substituído puderem ser transferidas para outro produto na máquina.
O último fator que consideraríamos seria promoções e preços. Se houveram promoções substanciais em um item, ou se o fabricante estava fazendo publicidade e promoções no mercado (como quando um produto foi tema após um filme popular), isso ajudaria a atrair-nos a estocar um item. O preço, é claro, é importante, pois precisamos garantir que é rentável para estocar e manter margens e que ele se encaixa em um intervalo de preço estabelecido.
Raramente, se alguma vez, consideramos o gosto como um fator na seleção de produtos. Novos produtos passaram por muitos obstáculos antes de chegar ao mercado - tem que haver pessoas que gostaram para ele chegar até aqui. Portanto, levou amostra da mesa e a decisão sobre outros fatores que foram mais específico para nossos negócios.
Em última análise, a seleção de produtos é mais arte do que ciência. Os fatores que consideramos ainda eram subjetivos, mas tínhamos diretrizes que nos ajudaram na tomada de decisões. Mais importante do que os fatores reais é que o operador está usando um sistema e não depender de um critério puramente subjetivo, como o gosto. Uma vez que o produto está nas máquinas, os dados assumem e de fato se torna mais ciência.
Texto traduzido de Paresh Patel, PhD, de 14.Nov.13 em vendingmarketwatch
Fonte da imagem: vvscanteen