- carloshain
Estudo mostra que programa de bem-estar aumentou a produtividade média dos trabalhadores em mais de
Os programas de bem-estar podem aumentar a produtividade operacional das empresas, sugere um novo estudo intitulado "Fazendo bem ao fazer bem: o impacto dos programas corporativos de bem-estar sobre a produtividade dos funcionários".
Para o estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia, Riverside, UCLA e da Universidade de Washington em St. Louis usaram dados de saúde e produtividade de 111 trabalhadores em cinco usinas de lavanderia comerciais no Centro-Oeste para determinar como o programa de bem-estar corporativo afetou a produtividade do trabalhador. Os dados cobrem o período de 2009 a 2012.
Quatro das plantas de lavanderia participaram do programa de bem-estar como grupo de tratamento, enquanto a planta que não participou - porque é utilizada cobertura de seguro diferente, de acordo com um relatório da UC Riverside - atuou como um grupo quase controlado.
De acordo com a UC Riverside, os participantes do programa de bem-estar poderiam acessar um exame de saúde que incluiu exames de sangue, controle da pressão arterial e uma pesquisa de saúde. Os participantes receberam subsequentemente um relatório sobre o seu estado de saúde.
Em geral, o estudo encontrou participação no programa de bem-estar aumentou a produtividade média dos trabalhadores em mais de 5% - "aproximadamente equivalente a adicionar um dia adicional de trabalho produtivo por mês para o empregado médio", de acordo com a UC Riverside. Mais especificamente, os pesquisadores disseram que indivíduos saudáveis e saudáveis que melhoraram sua saúde através de dieta e exercício aumentaram a produtividade em cerca de 10%.
"Embora a amostra do pequeno trabalhador limite a precisão da estimativa e nossa capacidade de isolar mecanismos por trás desse aumento, argumentamos que nossos resultados são consistentes com a motivação e a capacidade do trabalhador melhoradas", escreveram os autores do estudo. "O estudo sugere que as empresas podem aumentar a produtividade operacional através de políticas de saúde socialmente responsáveis que melhoram o bem-estar e o valor econômico dos trabalhadores, e fornece um modelo para futuros estudos em larga escala de saúde e produtividade".
Fonte: Becker Hospital Review